
Treino AB – Ganhar massa muscular de maneira rápida
- Enviado por Fábio Cordoval
- 0 Comentário(s)
O treino AB é muito comum em determinadas situações, não é tão eficiente para longos períodos de tempo, mas é para alguns momentos específicos do treino. Sua organização não é tão simples como muitos pensam, principalmente para quem treina pelo menos 4 vezes na semana. É preciso, dentro do treino AB, otimizar o estímulo, de acordo com cada exercício e adaptar para a realidade de quem está praticando.
O treino AB fornece uma frequência de treino ideal para gerar hipertrofia muscular e pode ser usado por praticamente qualquer pessoa (iniciantes ou não), pois ele trabalha toda a parte superior do corpo em um dia e a parte inferior no outro dia (A-B, respectivamente). No dia do treino A treina-se peitoral, costas, ombro e braços, no dia do treino B treina-se quadríceps, posteriores e panturrilhas.
Como ganhar massa muscular de maneira rápida no treino AB?
Como você treina cada grupo muscular mais vezes em menos dias, a recuperação é mais rápida e os ganhos também são maiores do que em outras rotinas de treino, como no treino ABC. Pois quando treinamos um músculo grande, como as costas, acabamos treinando o bíceps, trapézio e antebraços indiretamente. Na maioria das vezes alguns grupos de músculos não estão 100% recuperados.
No caso do treino AB, treinamos todos os músculos da porção superior no mesmo dia. A rotina é mais pesada, mas isso também impede que os músculos menores e sinergistas sejam treinados de forma indireta. Logo, se você treina todos os músculos superiores de uma vez, eles estarão em descanso até o próximo treino e isso não vai interferir, direta ou indiretamente, na recuperação de outro grupo muscular.
Em outras palavras, o treino AB é uma rotina que usa a combinação de exercícios compostos treinando vários músculos ao mesmo tempo, supino inclinado com halteres, por exemplo, com uma frequência otimizada para hipertrofia e para ganho de força muscular. Em outros artigos no nosso blog, falamos também que a utilização do exercício com halteres favorece o ganho de massa muscular e de força muscular, uma vez que eles permitem o aumento da carga de halteres juntamente com a barra de academia. Logo, o treino com halteres são os mais aconselháveis para a hipertrofia.
Rotina do treino AB
O treino AB com o objetivo de hipertrofia máxima é estruturado de maneira que cada grupo muscular seja treinado duas vezes na semana com o mínimo de interferência na recuperação muscular. Além disso, a maioria dos exercícios envolvem o uso de barra de academia e halteres. É importante, também, observar a utilização do banco de academia ao executar o supino inclinado com halteres. Tenha sempre algum professor ao seu lado para colocar o banco na angulação correta.
A rotina se baseia em:
- Segunda-feira – Treino A.
- Terça-feira – Treino B.
- Quarta-feira – Descanso completo;
- Quinta-feira – Treino A.
- Sexta-feira – Treino B.
- Sábado – Descanso completo;
- Domingo – Descanso completo.
O treino AB pode ser feito por praticamente qualquer pessoa, com qualquer nível de experiência e é importante que as atividades sejam seguidas de forma disciplinada. Dessa forma, será possível não só gerar ganho de massa muscular rápido, como força também. Lembrem-se, sempre de pedir ajuda a um professor quando for realizar os exercícios. É importante que as atividades sejam supervisionadas para evitar qualquer tipo de lesão.
Referências: Hipertrofia, Treino Mestre, Base Fitness